Quarta-feira, 25 de Maio de 2022

Maçonaria
Publicada em 11/08/20 às 11:29h - 139 visualizações
CAVALEIROS TEMPLÁRIOS NO BRASIL

liberdadeweb

 (Foto: liberdadeweb)


A moral forma um tribunal mais elevado e temível que o das leis. Quer ela que, não somente evitemos o mal, mas que pratiquemos o bem; não somente morramos virtuosos, mas que o sejamos; porque não se baseia na estima pública, a qual se deixa surpreender, mas abre a nossa própria estima, que nunca nos engana.


Sessão online, hoje às 20:00 horas

Liberdade Criciumense 55


*SEGREDO:* 

É algo simples que não carece de tempo, estudo ou pesquisa para ser compreendido. É algo oculto que ao ser revelado deixa de ser segredo. Assim, a grande maioria dos ditos segredos maçônicos são, na verdade, o que se conhece como “Segredos de Polichinelo”, ou seja, informação que deveria ser secreta, mas que já é do conhecimento de todos.


*MISTÉRIO:*

Mistério não é Segredo, não é algo oculto, é algo que necessita de tempo, estudo, pesquisa, conhecimento e percepção para ser entendido.

Invariavelmente as antigas instituições filosóficas e religiosas dividiam seus ensinamentos em públicos ou exotéricos (de caráter geral e ético, ministrados sob a forma de contos, alegorias e parábolas) e restritos ou esotéricos (de caráter individual e místico, reservados aos iniciados).

Jesus também assim procedeu.

 

Na Bíblia podemos confirmar que se para o público em geral seus ensinamentos eram limitados e por parábolas, para seus discípulos tudo lhes era revelado: Marcos 4:11: E ele disse-lhes: A vós é dado saber os MISTÉRIOS do reino de Deus, mas aos que estão de fora, todas estas coisas se ensinam por parábolas.

Marcos 4:34: E sem parábolas nunca lhes falava; porém tudo declarava em particular aos seus discípulos.

 

Então meus IIr.'. a esse Mistério, chamamos o “Grande Segredo”, que não é comunicado nem confiado, é algo incomunicável, pois a linguagem humana é incapaz de traduzir, uma vez que as palavras correspondem a conceitos ao passo que o pensamento esotérico eleva-se acima do pensamento conceitual.

 

Nenhum profano, que eventualmente teve acesso aos ditos “Segredos”, deles nada extrairá, pois somente quem foi ritualmente iniciado, quem viu a Luz Maçônica, poderá estar instrumentalizado a acessar O Grande Segredo, que é algo individual e que nem todos alcançam e, talvez por isso, por não terem alcançado o “Grande Segredo”, muitos acham que tudo é Segredo na Maçonaria.






(048)99954-7425































ORDEM MAÇÔNICA UNIVERSAL
Copyright (c) 2022 - liberdadeweb - Todos os direitos reservados