Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022

Maçonaria
Publicada em 19/03/21 às 14:56h - 232 visualizações
OS 27 ANOS DA RENASCER DA LUZ
2

liberdadeweb


 (Foto: liberdadeweb)


A.'.R.'.B.'.L.'.S.'. 

RENASCER DA LUZ

18 de março de 1994

REUNIÃO COMEMORATIVA


Por Pedro Barcellos



Sessão Comemorativa dos 27 Anos de Fundação da ARBLS Renascer da Luz 56 - jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Santa Catarina - GOSC  -



27 anos comemorados dia 18 de março de 2021 em Reunião Aberta – via on-line – organizada pela atual administração da Loja, hoje sob o comando do Ven.'.M.'. Leucimar Ceron (foto abaixo)



O Respeitável Irm.'.João Paulo Sventnickas, Sereníssimo Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente de Santa Catarina foi quem fez o relato fiel de como a Loja aniversariante foi conduzida até os dias de hoje durante todos estes anos com as Colunas erguidas.


 Irm.'. João Paulo Sventinickas, Grão-Mestre de Honra do GOSC


Participaram do encontro on-line, várias Cunhadas, convidadas que foram pela administração da Loja, Irm.'.Carlos Rogério Gamba, MI da ARBLS Brusque Deutsche Loge 59 (GOSC), Irm.'.Deoclésio Silvestre, MI da Loja Força e União; Irm.'.Mikchael Bastos Policarpo da Silva, MI da Loja Templários da Justiça 18; Irm.'.Orlando Reis, Grande Secretário da GLSC representando na oportunidade o Sereníssimo Grã-Mestre da potência, Irm.'.Flávio Rogério Pereira Graff; Irm.'.Luiz Cesar Homem, Superintendente da Mesorregião 3 do GOSC.



Com bastante propriedade, já que foi um dos fundadores da ARBLS Renascer da Luz, o Irm.'.João Paulo Sventnickas, por 45 minutos, de forma bastante resumida, fez um relato do histórico da segunda Loja Maçônica do GOSC e ser fundada em Criciúma. “ São 27 anos e muita coisa temos que falar porém, em razão do pouco tempo que temos, eu vou resumir bastante”, disse Sventnickas, ao iniciar seu relato.

 Irm.'. Orlando Reis, da Alta Administração da MRGLSC, representando na oportunidade o Sereníssimo Grão-Mestre Irm.'. Flávio Rogério Pereira Graff


Dentre os vários acontecimentos, antes do surgimento da Renascer da Luz, foi citado pelo Irm.'.palestrante a fundação da primeira Loja Maçônica em Criciúma, a Presidente Roosevelt 2 –GLSC – em 15 de agosto de 1946 – porém, só em junho de 1948 que foi esta Loja regularmente instalada e começando então a funcionar. Foram 36 anos só com uma Loja em Criciúma, até que em 1982 foi fundada a segunda Loja, a Fraternidade Criciumense 33, também da GL – em 6 de dezembro de 1982. O Triângulo Nova Aurora foi criado em 1983, o primeiro do GOSC em Criciúma e no final de 93 a Loja já estava em 31 IIrm.'.no quadro, praticando  REAA. Em 19 de março de 1994 foi fundado o Triângulo Maçônico Renascer da Luz, para trabalhar no Rito Adonhiramita. Adolfo Martins Cabral, João Henrique Bortoluzzi, João Paulo Sventnickas, José Machado, Luiz Morona Sobrinho e Odilmar Ferreira dos Santos foram os IIrm.'.fundadores da hoje ARBLS Renascer da Luz 56, a segunda Loja Maçônica da jurisdição do GOSC fundada em Criciúma.



Riquíssimos relatos prenderam a atenção dos IIrm.'. presentes na Sala on-line, e após a palavra do Irm.'.João Paulo Sventnickas, vários IIrm.'.presentes fizeram uso da palavra, parabenizando o palestrante por ter acompanhado todo o nascedouro da Loja aniversariante e agradecendo a forma como transmitiu estes conhecimentos aos presentes.



Sventnickas lembrou da primeira Iniciação da Renascer da Luz, quando ainda Triângulo.  Os IIrm.'.Luiz Augusto Borba, Paulo Gilberto Rigobello, Ronald Barroso e Salézio Nolla foram Iniciados em 18 de julho de 1994, em Sessão Magna realizada no Templo da ARLS Toneza Cascaes, em Orleães.  A partir daí, os seis IIrm.'.que fundaram o Triângulo, com mais estes quatro IIrm.'.Iniciados, passaram a atuar de forma unida e com o apoio, das Lojas da região, principalmente da Loja Zezinho Cascaes, de Braço do Norte, a loja apoiadora e também praticante do Rito Adonhiramita mais próxima.



Depois, João Paulo discorreu sobre assuntos vários da Loja, durante estes 27 anos de fundação. Iniciações, Elevações, Exaltações, ações beneficentes, em fim, vários foram os relatos que deixaram todos conhecendo a história da Renascer da Luz desde sua fundação – 19 de março de 1994 – até os dias de hoje – 19 de março de 2021.


“Para realizar este trabalho fizemos uma pesquisa nos livros - Nova Aurora Jubileu de Prata” do Irm.'.Enir Carradore; - 25 Anos do Renascer da Luz, do Irm.'.Manoel Pinto Moreira; -  Os 10 anos da Nova Aurora e os - 10 Anos da Renascer, os dois livros escritos por mim e mais os conhecimentos próprios que tenho” , concluiu Sventnickas.

A Sessão Aberta comemorativa foi uma aula de história sobre a ARLS Renascer da Luz 56 – jurisdicionada ao Grande Oriente de Santa Catarina. “Hoje a Oficina é um esforço e dedicação de todos que continuam ou que passaram como OObr.'.da Loja, tudo começando com a sementinha que os seus fundadores plantaram nos primórdios de 19 de março de 1994” , disse o Irm.'.Leucimar Ceron, Ven.'.M.'.atual da Loja Renascer da Luz.


A N U N C I E     A Q U I





(048)99954-7425


























ORDEM MAÇÔNICA UNIVERSAL
Copyright (c) 2022 - liberdadeweb - Todos os direitos reservados