Segunda-feira, 08 de Agosto de 2022

Maçonaria
Publicada em 17/03/21 às 17:40h - 168 visualizações
REUNIÃO CONJUNTA/14º e 15º DISTRITOS DA GLSC

liberdadeweb

 (Foto: liberdadeweb)





G L S C


Reunião Conjunta das Lojas 
dos 14º e 15º Distritos da MRGLSC


Sem as formalidades maçônicas de praxe, a Liberdade Criciumense 55 esteve reunida on-line, conjuntamente com as Lojas dos 14º e 15º Distritos da GLS, sob o comando do Ven.’.M.’.Edson Luiz Damázio, na data de 16 de março de 2021, com a presença do Sereníssimo Grão Mestre da MRGLSC, Irm.’.Flávio Rogério Pereira Graff, Respeitabilíssimo Irm.’. Grande 2º Vig.’.da GLSC, Irm.’.Flávio Cláudio Silvério; Delegados do 14º e 15º Distrito da GLSC, IIrm.’. Marcos Mendonça e Ricardo Assis, respectivamente. Todos os VVen.’.MM.’. das oito Lojas Jurisdicionadas a MRGLSC também estavam presentes: IIrm.’. Joceli da Silva/Obreiros do Mosaico; Gabriel Tadeu de Menezes/Presidente Roosevelt; Edemar Sorato/Solidaridade Içarense; Carlos Ferreira/Igualdade Criciumense; André Frassetto/Pedro Cunha; Alberto Linenburg Filho/Fraternidade Criciumense e Celso Tadeu de Menezes/Sol do Oriente.

Irm.'. Flávio Rogério Pereira Graff

Sereníssimo Grão-Mestre da MRGLSC

Irm.'.Edson LuiDamázio 

- Ven.'.M.'./LC55 -

76 IIrm.’. das Lojas Jurisdicionadas a MRGLSC acompanharam atentamente as informações sobre o momento atual do COVID 19, principalmente no que se refere a GL, e o assunto que motivou a presença na reunião on-line de ontem que versou sobre as “Normas para as Reuniões Virtuais”.

O Irm.’.Marcos Mendonça, Delegado do Grão Mestre para a 14ª Região da GL, que juntamente com o Irm.’.Ricardo Assis, da 15ª Região, fazem um trabalho de dedicação plena em prol da maçonaria do litoral Sul de Santa Catarina, saudou todos os IIrm.’. e agradeceu a participação do Sereníssimo Grão Mestre que prestigiou mais uma vez o Sul do Estado, dando a conhecer as novas normas para as reuniões virtuais/semanais das LLoj.’.enquanto vivermos estes momentos de pandemia.

Como várias OOfic.’.tem realizado encontros virtuais aleatoriamente, sem normas definidas, resolveu a Grande Loja definir um conjunto de normas para que todas as jurisdicionadas tivessem como trabalhar dentro de um critério estabelecido pela GL, sem perigo de incorrer em erros que pudessem colocar em risco os procedimentos maçônicos.

Citou o Sereníssimo a reunião realizada no dia 5 de março com os integrantes da Alta Administração da GL, todos os Delegados do Grão Mestre e a Comissão que estuda os trabalhos de modo presencial quando foram apresentados documentos que norteiam, a partir de então, todas as atividades on-line enquanto estivermos impedidos das reuniões presenciais. A linha de raciocínio da GL e da Comissão constituída para analisar o momento atual e a possibilidade do retorno normal aos trabalhos cuida da integridade física, da saúde dos OObr.’., e consequentemente, das famílias de um  modo geral.




Na estatística apresentada pelo Sereníssimo Grão Mestre, das 127 LLoj.’.que formam a GL e mais um Triângulo Maçônico, até agora 9 IIrm.´. passaram ao a Oriente Eterno, representando 0,23% do quadro de OObr.’.. Os números mostram que a GL não está equivocada quando coloca como premissa básica a saúde dos seus filiados. A Grande loja, apesar de todos os percalços e dificuldades para manter seus OObr.’.afastados presencialmente, não está equivocada. Ao longo de 2020 até agora o GOSC informou que 48 IIrm.’.passaram para o Oriente Eterno, tomadas pelo COVID-19. O GOBSC perdeu 26 IIrm.’..

A GL, recentemente, distribuiu um questionário para todos os seus OObr.’. cujas respostas oportunizaram a potência a tomar posição sobre o retorno normal aos trabalhos. Dos 3.909 OObr.´., na data de janeiro 2021, 2.806 OObr.´. ativos responderam ao questionário (mais de 70%). 62% responderam que poderíamos reiniciar os trabalhos com base no plano vacinal do Governo do Estado. Para isso, a GL tomou a iniciativa de buscar informação de cada Loja para conhecer o quadro vacinal, sempre atualizado.

A suspensão dos trabalhos, de acordo com o último Decreto da GL (106) está em vigor até o dia 31 deste mês. Dia 23 de março nova reunião da Comissão acontecerá para analisar o momento quando será apresentado um Protocolo Preparatório para retorno aos trabalhos presenciais.

Enquanto isso seguem os trabalhos, apenas on-line, dentro do novo protocolo, com todas as normas definidas pela GL: assuntos administrativos da Loja em geral; apresentação de candidato a Iniciação e cumprimento das demais etapas do processo com exceção da realização do escrutínio secreto e procedimentos posteriores e este; apresentação de peça de arquitetura, sendo vedado a exposição de S.’.T.’.P.’.; debates sobre os complementos instrucionais; palestras relativas às instruções, aos complementos ou fascículos isolados, desde que não sejam expostos os S.’.T.’.P.’., e outros assuntos que constam do documento apresentado como proposta.’..

O Encontro do Dia do Maçom, que seria realizado no mês de agosto em Jaraguá do Sul foi cancelado, em razão da pandemia. “Nós são sabemos como estaremos aqui no Estado, em agosto, e seria um tanto quanto insensato de nossa parte manter este encontro para apostar naquilo que acontecerá”, disse o Sereníssimo. Em 2022, se tudo voltar à normalidade, livre do contágio do COVID-19, o Dia do Maçom será realizado em Balneário Camboriú, dias 19 e 20 de agosto.

O Delegado do 15º Distrito da GL, Irm.’.Ricardo Assis agradeceu as boas novas apresentadas pelo Sereníssimo Grão Mestre, no tocante as mudanças das reuniões virtuais, vindas em boa hora, pois no 15º Distrito, segundo o Irm.’.. Assis, por mais que os VVen.’. tenham se esforçado para motivar os IIrm.’., um grande número estava perdendo o encanto, modernos e antigos.    “Que o GADU continue a nos iluminar e que a gente consiga dar mais esse passo, florescendo o encanto dessa beleza que é a nossa Ordem”, disse o Irm.’.Ricardo.








ANUNCIE

AQUI









(048)99954-7425































ORDEM MAÇÔNICA UNIVERSAL
Copyright (c) 2022 - liberdadeweb - Todos os direitos reservados