Sábado, 25 de Junho de 2022

Maçonaria
Publicada em 10/03/21 às 18:18h - 158 visualizações
LIBERDADE CRICIUMENSE 55

liberdadeweb

 (Foto: liberdadeweb)


LIBERDADE 55

REUNIÃO

ON-LINE

3ª FEIRA




A LC55, na nova metodologia aplicada às reuniões (encontros) on-line, mostrou que é possível, sim, seguir em frente, driblando a pandemia, não importando quanto pareça impossível. 
 




Com o tempo, tudo é possível, o índice percentual de presenças cresceu,com os IIrm.’.OObr.´.do quadro marcando presença bastante significativa, chegando ao percentual de 85%, dos 44 que compõem a Loja.


O único tema do encontro on-line de 9 de março, pela plataforma Zoom, teve por título “ A MORTE “, sendo indicados os IIr.’.Tito Livio (AM), Carlos Mainardi (CM) e Joacir Gomes (MM), cada um no seu grau, para discorrer sobre o assunto que leva todos nós a refletir, despertar interesse já que, apesar de ligar a um clima fúnebre, há quem prefira ver este momento como um ato de passagem, de fim de ciclo e de valorização das coisas que podem ser realizadas em vida.

Embora sem nenhuma ritualística, a reunião on-line da LC55 teve   a leitura do Salmo 133, o tronco de solidariedade, com a contribuição de cada Irm.’.pelo Pix, a manifestação do Irm.´.Chanceler com as formalidades normais, as apresentações dos temas sugeridos com antecedência pela administração daOfic.´. e as contribuições dos IIr.’.dispostos a fazerem uso da Palavra a Bem da Ordem sobre o assunto da noite.



Na presidência dos trabalhos do dia 9 de março esteve o Ven.’. M.’. Edson Luiz Damázio; 1º Vig.’.Irm.’.Marcelo Beirão; 2º Vig.’.Irm,.’.Cristofer Medeiros e Orador, Irm.’.Genivaldo Angelo. Os membros efetivos da Loja, IIr.’.Flávio Cláudio Silvério e Marcos José Mendonça, 2º Grande Vigilante e Delegado do Grão Mestre da MRGLSC, respectivamente, se fizeram também presentes.



Tito Lívio de Assis Góes, AM, iniciou a apresentação da sua fala sobre o assunto pautado para o encontro dizendo que a única certeza que temos na vida é a morte, lembrou do seu ingresso na Câmara de reflexões no dia em que foi recebido na Ordem Maçônica. “Fiquei quase quatro horas sentado para refletir sobre a vida, quem sou, de onde vim e para onde vou”. Era um turbilhão de pensamentos mas, sobretudo, renascimento. Estava iniciando um novo ciclo, dando um novo passo, ingressando na Ordem Maçônica, que reúne homens livres e de bons costumes”, disse Tito Livio ao discorrer sobre a vida e a Instituição a que hoje pertence.



Na segunda apresentação sobre a morte, no conceito de um Mestre, teve o Irm.’.Joacir Gomes a incumbência de falar, indagando logo de início sobre a preparação de cada um para a travessia do caminho em direção do Oriente Eterno. Estamos de fato contribuindo socialmente para fazer o mundo mais feliz?, perguntou. No encerramento da apresentação do Trabalho o Irm.’.Joacir disse: “Levantamos uma reflexão sobre a conduta humana e da possibilidade de melhoria contínua para que na hora da passagem poderemos ter a certeza de que agimos de acordo com o que nos foi ensinado a viver em consciência coletiva, seguindo os conceitos de melhoria na Pedra Cúbica lapida.



Carlos Mainardi, o último a discorrer sobre a Morte, abordou o assunto como CM, sobre dois prismas. “A morte é o fim, o vazio, o sono eterno e tudo se acaba com ela na visão do homem materialista, foi a primeira abordagem do apresentador. Ou, que existe a transcendência a um plano espiritual e que a alma passa para um mundo diferente, desconhecido, que existe uma nova vida na visão do homem espiritual. Entre as duas abordagens, logicamente a segunda é menos dolorosa, pois está associada na vida pós morte, trazendo alento ao sofrimento daquele que permanece vivo”, disse Mainardi, ao citar Sócrates.



Muito embora falar de morte não seja algo comum, para os três IIrm.’. foi tranquilo porque, indicados que foram com certa antecedência pela administração da Loja para a apresentação dos trabalhos, tiveram tempo para as pesquisas e preparo do material para a apresentação durante a reunião on-line.



A nova metodologia de apresentação de trabalhos, adotado pela LC55, vai ter continuidade com outros importantes assuntos, com destaque para o tema “ FAÇA-SE A LUZ “ agendado para a reunião on-line do próximo dia 23 de março, cujas apresentações serão feitas  pelos IIrm.’.: 

Henrique Locks  (AM), 

                       Xandrus Galli (CM) 

                                          e Júlio Kaminski (MM).


Na próxima terça feira (16) está agendado a ABERTURA OFICIAL LC55, com presença do Sereníssimo Mestre da MRGLSC, Irm.’.Flávio Rogério Pereira Graff e os OObr.’. das Lojas da GL pertencentes a 14ª e 15ª Região.





ANUNCIE NO
  
ENTRE COLUNAS

ACESSE

www.liberdadeweb.com.br










(048)99954-7425































ORDEM MAÇÔNICA UNIVERSAL
Copyright (c) 2022 - liberdadeweb - Todos os direitos reservados